Mundo Dos Famoso: | Web Rádio Potência ;
RSS

Mundo Dos Famoso:

Sertanejo jovem e novos pagodeiros dominam fórmula do sucesso fácil

Sucesso mundial de Michel Teló com Ai Se Eu Te Pego mostrou, na verdade, uma pandemia sonora no Brasi




Entre as músicas mais tocadas no país na temporada 2012, algumas foram compostas por Thiaguinho, Rodriguinho, Pezinho e Vitinho. A campeã de execuções tem cinco palavras no título, das quais quatro são monossílabos. Sem dúvida, a música brasileira vive agora um momento menor. 

A liderança é incontestável. Ai Se Eu Te Pego rodou o mundo, de coreografia de gol do Real Madrid à trilha sonora de estação espacial. Com sua letra, digamos, minimalista, não teve barreiras. Mas a análise da lista mostra que o hit de Michel Teló não é uma fatalidade isolada, é indício de uma pandemia.

A lista recém-divulgada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, órgão responsável pela arrecadação de direitos autorais no país) engloba execuções em rádios, shows, casas noturnas e bares com música gravada ou ao vivo, salões de festas e até karaokês.

Promiscuidade
Juntando tudo isso, o domínio é forte do sertanejo universitário - o Ministério da Educação deveria fazer algo contra essa denominação. O paranaense Michel Teló leva medalhas de ouro e bronze porque aparece também em terceiro, com Humilde Residência. 

Entre as telonianas, surge Balada, de Gusttavo Lima, exemplo mais bem-acabado do ídolo sertanejo moderno, de calça justa e cabelo espetado. Em quarto lugar aparece o pagodeiro Thiaguinho e sua Fugidinha. Ele é autor de quatro canções entre as 50 mais executadas, com os parceiros Pezinho, Rodriguinho e Gabriel Barriga. 

Não é aconselhável se falar em um embate entre sertanejo e pagode. Em busca de sucesso amplo e fácil, artistas de um gênero cantam sem preconceito sucessos do outro. O exemplo mais célebre dessa promiscuidade é Michel Teló incluir Fugidinha em seus shows. 

Pegar você
A cantora inglesa Adele, maior vendedora de CDs no planeta, é a única estrangeira entre as dez mais, com duas músicas. Percorrer a lista até a 50ª posição mostra muitos títulos da fórmula “pegar você”. 

Alguns chamam a atenção, como Camaro Amarelo, de Munhoz & Mariano, em 17º - cada geração tem o Fuscão Preto que merece - e Sou Bravo (Sou Foda) (16º), obra de Vitinho Avassalador que dispensa comentários. 

Os únicos nomes de uma MPB mais consolidada no top 50 são do Síndico Tim Maia (1942-1998), com Não Quero Dinheiro (15º) e Gostava Tanto de Você (47º), e Jorge Ben Jor, com País Tropical (38º). A presença desses sucessos mais antigos se deve às execuções em karaokês. 

Parabéns a Você
Como casas de festas do país estão incluídas na lista do Ecad, Parabéns a Você surge em 13º lugar! Sim, a música que todos cantam nos aniversários tem registro oficial. 

Foi composta por duas irmãs americanas em 1912 e tem tradutores brasileiros. Se esse ranking representasse qualidade musical, Parabéns a Você superaria sertanejos e pagodeiros.

AS MAIS TOCADAS NO BRASIL EM 2012
1 - Ai Se Eu Te Pego - Michel Teló 
2 - Balada - Gusttavo Lima 
3 - Humilde Residência - Michel Teló 
4 - Fugidinha - Thiaguinho 
5 - Assim Você Mata o Papai - Sorriso Maroto 
6 - Eu Quero Tchu, Eu Quero Tchá - João Luca & Marcelo 
7 - Someone Like You - Adele 
8 - Set Fire to the Rain - Adele 
9 - Amo Noite e Dia - Jorge & Matheus 
10 - Chora me Liga - João Bosco & Vinicius